Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Tradicional Apresença Eterna do Espírito Santo

No. de Visitas ao Blog

Com pesar comunicamos que foi recebido pelo Senhor na manhã desta sexta feira, 16 de agosto, o querido pastor, nosso companheiro, Edson Alves da Silva. Presidente da Assembleia de Deus Tradicional no Amazonas e Presidente de Honra da CEADTAM - Convenção Estadual da AD Tradicional do Amazonas. Pastor Edson completou 76 anos de vida no último dia 15 de abril. Há alguns dias estava internado no hospital da UNIMED em Natal (RN). Há décadas contribuindo para o engradecimento da Obra do Senhor, Ele se destaca também como o primeiro Missionário enviado pela AD em seu estado de Origem, Rio Grande do Norte no ano de 1974, quando seguiu para Madagascar, África.

Notícias do meio Evangélico

Contribua Com Missões

sábado, 21 de abril de 2012

4. Amor ou paixão romântica ?

4. Amor ou  paixão romântica ?

Fonte: Livro Antes de Dizer Sim de Jaime Kemp

Você ama seu noivo(a)?

Quando você diz: "querido(a) eu te amo!", o que você quer dizer com isso? O que é amor de verdade? Quais são as suas qualidades? 
Se você pedisse a 10 pessoas uma definição do amor, cada uma o definiria de modo diferente. É quase impossível, em uma frase, descrever adequadamente este sentimento.
Para alguns, amor significa sexo, isto é, passar uma noite na cama com o(a) namorado(a). Para outros amor é romantismo, presentes, poesia, enlevo, música, emoção. Há também aqueles que usam o termo para expressar qualquer gosto:
"Eu amo sorvete de chocolate"; "Eu amo meu cachorrinho"; "Eu amo o Brasil". 
Na realidade há vários tipos de amor. Na antigüidade, os gregos usavam pelo menos três palavras para identificar o tipo de amor a que estavam-se referindo. A primeira palavra é "eros", que se refere ao amor sexual. Descreve os sentimentos eróticos entre homem e mulher. Daí vem a palavra erótico. No plano de Deus esses sentimentos devem ser expressados no casamento.
O segundo tipo de amor é chamado "phileo", que descreve o amor entre pais e filhos e entre irmãos. É o amor fraternal, de amizade, camaradagem e comunicação. O amor "phileo" é importante no relacionamento conjugal e se desenvolve com o tempo.
O terceiro tipo de amor é o mais profundo e o mais sublime de todos. É o amor ágape. Esse amor caracteriza Deus.
É o amor mencionado por Jesus em João 3:16: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu...". É o amor que encontramos em I Coríntios 13:4-7. Nesse trecho o apóstolo Paulo alista 15 qualidades do amor. Um casamento fundamentado no amor ágape pode sobreviver a qualquer
tempestade ou crise que a vida traz. Por quê? Porque está ligado à fonte eterna e poderosa.
A palavra de Deus nos diz que o amor nunca acaba. Não importa quão desagradável a pessoa seja. Não importam as circunstâncias, crises financeiras, ou dificuldades. Este amor vence tudo, por causa das suas qualidades intrínsecas.  É um amor proposital  "Com amor eterno eu te amei, por isso com benignidade te atraí". (Jer. 31:3).
Deus sempre nos amou. Ele não foi manipulado a nos amar. Não havia nada na humanidade que motivasse Deus a amá-la. A Bíblia diz que nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo caminho. O coração do homem é desesperadamente corrupto, mas, mesmo assim,
Deus escolheu nos amar. Na hora da briga ou da crise na sua vida conjugal é este amor proposital que vai firmar como uma rocha o seu casamento.

É uma experiência de aprendizagem 

O mundo nos comunica de diversas maneiras que o amor é uma coisa muito fácil de entender, que ele vem naturalmente e sem qualquer esforço. Mas o fato é que o amor "ágape" precisa ser aprendido. Assim, a crise e os conflitos no casamento se tornam uma experiência valiosa para se aprender esse tipo de amor. Há dezoito anos e meio, lá no altar da igreja, eu vi minha "pequena" vestida toda de branco, andando pelo corredor da igreja. Naquela hora pensei comigo mesmo: "Como eu amo a Judy". E, sem dúvida, eu a amava. Mas agora eu a amo pelo menos dezoito vezes mais. Meu amor era imaturo e foi crescendo muito à medida em que fui conhecendo melhor a minha esposa. Através das experiências da vida, fui aprendendo a amá-la, e hoje posso dizer que a amo muito  mais. O fato é que esta aprendizagem exige muito esforço.
O problema em muitos casais é a indisposição de querer aprender a amar. Não estão dispostos a demonstrar o amor de maneiras práticas.
Todos precisamos aprender a amar. 0 amor exige conhecimento. Você está disposto(a) a conhecer o(a) seu/sua noivo(a) para poder amá-la(o) mais?

É um amor sacrificial 

Todos querem receber amor, mas quantos estão dispostos a amar de uma maneira sacrificial? Foi este o amor que Deus demonstrou na cruz. Ele entregou o seu melhor tesouro: seu único Filho. Jesus, tanto na vida como na morte, demonstrou como dar. Isto significa que precisamos aprender a dar-nos a nós mesmos. Muitas vezes precisaremos sacrificar nossos próprios planos e interesses pelo bem-estar do cônjuge. Muitos jovens me perguntam: "Pastor Jaime, como eu posso ser feliz no casamento?" E eu respondo: "Não procure ser feliz, mas procure fazer seu cônjuge feliz e você, co-
mo conseqüência, experimentará a felicidade". Noivos e noivas, o amor ágape é uma entrega diária. Sem este amor sacrificial, não existe a possibilidade de um casamento feliz.

Ama sem ser amado

Ninguém jamais tomou a iniciativa de amar a Deus. A Bíblia diz que Ele nos amou primeiro. Quantos maridos e esposas dizem: "Eu amo se...". Se ela ou ele fizer isso e
aquilo, então eu o(a) amarei.
O amor "ágape", porém não estabelece condições. Ele nos aceita como somos e não como gostaria que fôssemos. Ele não nos manipula como objetos. É ele quem supera desentendimentos, crises financeiras, dificuldades com os sogros, etc. 
Não importa em que situação esteja seu noivado ou casamento. O caminho do amor ágape precisa ser trilhado tanto por aqueles que são noivos ou recém-casados, como por aqueles que têm filhos e netos.

SETOR 5